O que medem os rankings universitários internacionais? Apontamentos teóricos, indicadores e características

Autores/as

Palabras clave:

Indicadores, Avaliação universitária, Ranking universitário.

Resumen

Os rankings universitários internacionais vem ganhando importância no cenário mundial por simplificar e reduzir grande quantidade de informações acerca de universidades espalhadas por diferentes países. Ao mesmo tempo em que esta constitui sua principal vantagem, reduzir informações advindas de diferentes contextos econômicos, sociais e culturais pode enviesar os resultados. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o tema e reúne aspectos importantes para ampliar a discussão acerca dos rankings, debate os indicadores mais utilizados e principais críticas aos rankings universitários league tables. São discutidos os indicadores qualitativos e quantitativos utilizados pelos rankings Shanghai, THE, QS e Leiden. Considerando-se a relevância alcançada por tais rankings, conclui-se que é fundamental ampliar a discussão entre a comunidade científica brasileira, a fim de proporcionar maior entendimento sobre o tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samile Andréa de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Ciências da Informação. Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação.

Publicado

2018-08-28

Cómo citar

Vanz, S. A. de S. (2018). O que medem os rankings universitários internacionais? Apontamentos teóricos, indicadores e características. Informação &Amp; Sociedade, 28(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/38383

Número

Sección

Artigos de Revisão