Uso das novas tecnologias na validação dos conteúdos ministrados durante as aulas

Autores/as

  • Cristiano Moreira da Silva Doutorando em Gestão do Conhecimento - UFMG Professor de Graduação da Faculdade Pitágoras cristianomoreirasilva@hotmail.com
  • Ricardo Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento, Novas Tecnologias, Ciências Contábeis.

Resumen

As novas tecnologias estão contribuindo de forma ampla para inserção de mudanças significativas na sociedade em geral, alterando a forma como interagimos com as coisas e com as pessoas. No ramo educacional, essas modificações contribuíram para substanciais mudanças na forma de ensinar, e agora existe a possibilidade de os alunos  validarem o conteúdo ministrado em sala de aula. Diante do exposto, o presente estudo buscou responder à seguinte indagação: Quais as percepções dos discentes do Curso de Ciências Contábeis sobre o hábito da validação do conteúdo ministrado em aulas, com o uso das novas ferramentas tecnológicas disponíveis? A pesquisa é classificada como descritiva, de levantamento e predominantemente quantitativa. Através da adoção de Survey, obtiveram-se 209 respostas válidas dos discentes do Curso Superior de Ciências Contábeis, com as quais foi possível verificar que grande parte dos entrevistados reconhece que possuem o hábito de validação do conteúdo ministrado em aulas através das novas tecnologias. Além disso, foi possível observar que grande parte dos entrevistados considera a tecnologia neutra, contudo, ainda segundo a visão deles, ela não é difundida de forma democrática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1972), Master of Business Administration e doutorado em Administração de Empresas pela Columbia University (1979 e 1985). Realizou programa de estudos, em 1992, no Department of Information Science da Strathclyde University, em Glasgow, Escócia. Realizou pós doutorado na Faculty of Information Studies da University of Toronto em 1996-1997. É professor titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nas áreas de gestão do conhecimento, gestão da informação e inteligência competitiva.

Publicado

2018-08-28

Cómo citar

Silva, C. M. da, & Barbosa, R. R. (2018). Uso das novas tecnologias na validação dos conteúdos ministrados durante as aulas. Informação &Amp; Sociedade, 28(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/38668

Número

Sección

Relatos de Experiência