LIMITAÇÕES DIGITAIS
Palabras clave:
exclusão digital, tecnologias de informação e comunicação, teoria do comportamento planejado, modelagem conceitualResumen
As tecnologias de informação e comunicação – TICs constituem ferramental indispensável para a inserção do indivíduo na sociedade contemporânea, no sentido de seu pleno exercício de cidadania. Discussões sobre limitações de acesso e de uso das TICs são comuns na literatura acadêmica internacional (usualmente tratadas pelo termo “exclusão digital”) e também preocupam cidadãos e gestores na elaboração de políticas públicas. No presente estudo, de natureza conceitual e crítica, identificam-se as formas básicas de limitação digital presentes na literatura e elabora-se uma mais refinada distinção entre elas a partir do entendimento de que fenômenos de naturezas diferentes vêm sendo equivocadamente tratados de maneira indistinta e sem igual profundidade. Três formas principais de limitação digital são definidas (limitação de acesso, limitação cognitivo-informacional e limitação comportamental) e suas interdependências são identificadas e descritas à luz da teoria do comportamento planejado. Como resultado adicional, percebe-se que o fenômeno da limitação digital envolve mais dimensões do que usualmente se imagina e apresenta uma dinâmica complexa de possibilidades de solução, dado que a interdependência entre as três formas de limitação é muito sensível a alterações em fatores tecnológicos, sociais, econômicos, cognitivos e comportamentais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-07-09
Cómo citar
Bellini, C. G. P., Giebelen, E., & Casali, R. do R. B. (2010). LIMITAÇÕES DIGITAIS. Informação &Amp; Sociedade, 20(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/4393
Número
Sección
Artigos de Revisão
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.