Ser ou não ser, eis a questão: um estudo sobre a Sociedade da informação no Brasil

Autores/as

Palabras clave:

Sociedade da Informação, Sociedade do conhecimento, Pós-modernidade

Resumen

O pós-moderno, além de apresentar-se como sinônimo de descontinuidade, seja em relação a ideias, paradigmas também passa a imagem de algo que suplanta fronteiras políticas, econômicas, filosóficas, culturais e sociais, em relação ao pensamento anterior. Esse novo paradigma tem na aquisição e distribuição de conhecimento, em conjunto com as TIC’s, uma maior integração no desenvolvimento social dos cidadãos do novo milênio – quando incluídos digitalmente –, constituindo, assim, a verdadeira 'sociedade da informação'. O presente artigo explora a hipótese: a sociedade da informação que atua de modo global está de fato modificando radicalmente a vida em sociedade ou apenas reforça ou confirma o sistema vigente, principalmente, no Brasil? Por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico ampliou-se o olhar para os entornos, analisou-se atentamente os discursos sobre produção cientifica, diferenciação entre informação e conhecimento, sua utilidade e funcionalidade. A relevância para o campo da administração é a de analisar os diferentes significados da realidade, baseada nas discussões sobre como vive-se o novo paradigma, no tocante a produção do conhecimento e sua influência no modo de ser e estar na pós-modernidade e os seus reflexos para a realidade social, sobretudo, no Brasil. Conclui-se que o paradigma científico da pós modernidade é uma utopia em qualquer sociedade. Uma vez que o acesso ao conhecimento, e seus efeitos na atividade humana, individual ou coletiva, e a flexibilidade, que permite modificação e reorganização social, não será acessada pelas comunidades menos privilegiadas economicamente, o que resulta em uma expansão das desigualdades em todas as esferas.

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Biografía del autor/a

Humberta Karinne da Conceição Santos Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Anna Karenina Chaves Delgado, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Professora Doutora do Intituto Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco- campus Cabo de Santo Agostinho.

Publicado

2019-09-30

Cómo citar

Silva, H. K. da C. S., & Delgado, A. K. C. (2019). Ser ou não ser, eis a questão: um estudo sobre a Sociedade da informação no Brasil. Informação &Amp; Sociedade, 29(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/44214

Número

Sección

Resenhas