Pesquisa com Biodiesel na UFBA: uma análise a partir das teses e dissertações produzidas entre 2005-2019 com aplicação da lei de Lotka
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.52125Resumen
A Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB) foi criada em 2004 para impulsionar o desenvolvimento tecnológico da cadeia do biodiesel. Dentre as instituições participantes, está a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que desenvolve pesquisas com biocombustíveis desde a década de 1980 e vem ocupando a segunda colocação nacional em número de projetos relacionados ao biodiesel no CNPq e a quarta posição no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Diante do expressivo número de trabalhos produzidos nos cursos stricto sensu da UFBA, este artigo mediu a performance acadêmica das pesquisas com biodiesel na UFBA, a partir da análise de teses e dissertações produzidas entre 2005-2019 e avaliou a produtividade dos professores orientadores por meio da Lei de Lotka. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental e utilizados métodos bibliométricos para criação de indicadores de atividade científica dos 133 registros prospectados e foi aplicado o modelo do poder inverso generalizado para medir a produtividade dos orientadores. Observou-se que a produção de teses e dissertações na UFBA foi ininterrupta com 200 orientações realizadas por 77 docentes, entre 2006 a 2019 e, que a distribuição observada se ajusta a Lei de Lotka. Contudo, uma análise da tendência revelou a possibilidade da queda no número de registros para os próximos anos, justamente no momento em que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações pretende fortalecer a RBTB com intuito de superar gargalos tecnológicos e de mercado ainda existentes na cadeia do biodiesel.
Palavras-chave: Biodiesel. Bibliometria. Desempenho de pesquisa. Teses e dissertações.
Descargas
Métricas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.