Levantamento e análise dos fatores de utilização de licenças creative commons em uma sociedade da informação.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52193

Resumen

Na sociedade da informação é encontrado novos paradigmas em relação a utilização e compartilhamento de informações graças às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que por meio digital, permitem que diferentes formas de compartilhamento e difusão do conhecimento sejam utilizadas e, consequentemente, novos mecanismos sejam acionados como forma de disseminar legalmente esses ativos. Entender o porquê as pessoas acabam recorrendo a esses mecanismos, como as licenças Creative Commons, torna-se o objetivo central do presente estudo. Por meio de uma análise metodológica utilizando a UTAUT 2 (Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia) e um levantamento bibliográfico de especialistas, a pesquisa expõe os principais fatores de utilização encontrados que influenciam os usuários a optarem por esses tipos de licenciamento na comunicação científica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Carolina Zanini Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba. Atualmente é Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e cursando MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo. Tem como principais linhas de pesquisa análise e desenvolvimento de metodologias para habitats de inovação, tais como incubadoras, pré-incubadoras e Centros de Inovação assim como Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e licenças de acesso aberto tais como Creative Commons e Software livre. 

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-Doutora e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Na área científica possui mais de 170 artigos publicados e é revisora de 14 periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência em elaboração e gestão de projetos com órgãos de fomento e financiamento como: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Tem experiência na área pública atuando como Gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina - Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) na gestão e operação de projetos em âmbito Estadual e elaboração da Política Estadual de CT&I e implantação de habitats de inovação. Além disso, tem atuação no apoio de projetos com parcerias público-privadas e na implantação de laboratórios de inovação de governo, principalmente com experiência de mudança de cultura para a inovação em órgãos públicos e na implantação de processos de inovação aberta. Em meio empresarial teve atuação em gestão de habitats de inovação, construção de metodologias para habitats de inovação se associando a gestão de incubadoras, pré-incubadoras, centros de inovação, ambiente maker e coworking. Atuou como supervisora geral da reformulação do Portal do Professor - parceria UFSC e Ministério da Educação e participou da implantação do cluster de inovação na educação em Santa Catarina Coordena o projeto Fortalecimento de Habitats de Inovação que atua na ativação do ecossistema catarinense e na implantação dos 13 Centros de Inovação do Estado de Santa Catarina, da Rede de Inovação de Florianópolis e na implantação do Living Lab Florianópolis. É líder do grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento ? único grupo do Brasil certificado no CNPq com foco em habitats de inovação e empreendedorismo. (via.ufsc.br). O grupo é detentor de metodologias de orquestração de ecossistema, implantação e operação de ambiente maker, incubadoras, pré-incubadoras, espaços de inovação aberta com interação de startups e gamificação para a inovação. Tem experiência internacional e conexões com pesquisadores e ambientes de inovação de países como Espanha, Portugal, Colômbia, México, China, Itália, Argentina e Uruguai. 

Enrique Muriel-Torrado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Diplomatura en Biblioteconomía y Documentación pela Universidade de Extremadura (2005), graduação em Licenciatura en Documentación pela Universidade de Extremadura (2007), mestrado em Máster en Documentación Digital - Universitat Pompeu Fabra (2008), mestrado em Máster en Información Científica - Universidad de Granada (2008) e doutorado em Doctorado en Documentación - Universidad de Granada (2012). Atualmente é professor assistente na Universidade Federal de Santa Catarina.Tem experiência na área de Ciência da Informação e atua principalmente nos seguintes temas: direitos autorais, copyright, copyleft, privacidade, sociedade da informação e serviços e ferramentas em unidades de informação. Editor Chefe da Revista Encontros Bibli. Membro do grupo ITI-RG (Intelligence, Techonogy and Information - Research Group) da UFSC e do Grupo de Software Documental da Universidad de Granada.

Publicado

2020-11-05

Cómo citar

Ferreira, M. C. . Z. ., Teixeira, C. S. ., & Muriel-Torrado, E. (2020). Levantamento e análise dos fatores de utilização de licenças creative commons em uma sociedade da informação. Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–22. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52193

Número

Sección

Artigos de Revisão