Las técnicas De Search Engine Optimization (SEO) y la experiencia de los usuarios en entornos informativos digitales

Autores/as

  • Gustavo Camossi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil
  • Suellen Timm Barros Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Cecilo Merlotti Rodas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Votuporanga, São Paulo, Brasil.

Palabras clave:

Search Engine Optimization. Experiência do Usuário. Ambientes Digitais Informacionais. Usuário. Ciência da Informação.

Resumen

En un mundo digital en rápida evolución, la integración de la Experiencia del Usuario (UX) con técnicas de Search Engine Optimization (SEO) emerge como un área clave en la Ciencia de la Información, especialmente en el contexto de los entornos digitales informativos.

El objetivo es analizar cómo las nuevas tecnologías de la información y la comunicación pueden intervenir en la Experiencia del Usuario, con un enfoque en el Search Engine Optimization aplicado al contexto de entornos digitales informativos. A través de una investigación bibliográfica y un análisis exploratorio, el estudio se estructuró en temas específicos, culminando en una discusión basada en el marco de Search Engine Optimization y Experiencia del Usuario en Entornos Informativos Digitales.

Como resultado, se constató que la integración de las técnicas de Search Engine Optimization potencia la Experiencia del Usuario en los entornos digitales informativos, con las facetas de Morville desempeñando un papel fundamental. Se concluye que la combinación de las técnicas de Search Engine Optimization y Experiencia del Usuario es imprescindible para la modernización de los entornos digitales informativos, haciéndolos más accesibles, intuitivos y relevantes en el panorama de la Ciencia de la Información.

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Biografía del autor/a

Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Mestre em Ciência da Informação - Área de concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bacharel em Administração com habilitação em Marketing pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Especialista em Logística pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ( FATEC - Garça). Especialista em Ciência de Dados e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica campos de Minas Gerias (PUC Minas).É Membro dos Grupos de Pesquisas Novas Tecnologias em Informação (GPNTI- Unesp). Tem interesse de pesquisa nas temáticas e áreas de conhecimento, como: Arquitetura da Informação digital. Usabilidade, Experiência do Usuário (UX), Search Engine Optimization (SEO), Web Semântica, Tecnologias de Informação e Comunicação aplicados a Ciência da Informação, a Biblioteconomia. Ambientes informacionais digitais.

Suellen Timm Barros, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências

Graduada em Letras - Português, Comunicação Social - Jornalismo e Letras - Inglês pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2010). Pós-graduada em Mídias e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (2020). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências

Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp.

Cecilo Merlotti Rodas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Votuporanga, São Paulo, Brasil.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP-Marília.

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Publicado

2024-12-21

Cómo citar

Camossi, G., Barros, S. T., Vidotti, S. A. B. G., & Rodas, C. M. . (2024). Las técnicas De Search Engine Optimization (SEO) y la experiencia de los usuarios en entornos informativos digitales. Informação &Amp; Sociedade, 34. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/68233

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