O USUÁRIO REMOTO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA NA ÁREA DE SAÚDE PÚBLICA

Autores/as

  • Angela Maria Belloni Cuenca
  • Maria do Carmo Avamilano Alvarez
  • Maria Lúcia Evangelista de Faria Ferraz
  • Vanda Lúcia Garbin

Resumen

Os avanços tecnológicos trouxeram para as bibliotecas o desafio de atender às necessidades de informação de um novo tipo de usuário - o usuário remoto. O objetivo deste artigo é verificar quem é o usuário que se comunica com a biblioteca acadêmica através da Internet, quais as suas necessidades de informação e demanda temática. Foram analisadas 751 mensagens eletrônicas enviadas à Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública, no período de agosto de 1999 a agosto de 2001. Dentre os resultados obtidos os principais são: a grande maioria dos usuários remotos da Biblioteca está no Brasil (97,3%), com o Estado de São Paulo (42,6%) e a cidade de São Paulo (26,7%) predominando nas solicitações. Quanto à categoria, a área acadêmica deteve a maior demanda dos serviços remotos, com 28,8% dos usuários se identificando como "estudantes" e 5% como "professores". Quanto ao tipo de demanda, a busca temática liderou a quantidade de pedidos com 47,5%, seguido das questões básicas de referência (32%) e de solicitação de serviços de comutação bibliográfica (20,5%). Os principais assuntos solicitados foram os ligados à área de saúde pública, como esperado, que de acordo com o DeCS - Descritores em Ciências da Saúde da BIREME pertencem à categoria SP - Saúde Pública, com 58,6%. Excetuando a área de saúde pública, houve demanda para outras categorias, com menor percentual, destacando-se a categoria C (Doenças), com 14,6%. Considerou-se que serviços de referência via Internet tendem a crescer nas bibliotecas, principalmente nas acadêmicas e que as bibliotecas devem investir esforços em adequá-los às necessidades específicas de sua comunidade. A disponibilização de um FAQ "Frequently Asked Questions" no web site da biblioteca pode contribuir para atender às questões mais simples. Devem ser consideradas como importantes a especialização do bibliotecário na área e a integração da biblioteca com especialistas e instituições congêneres como melhor forma de atender às questões mais complexas demandadas no atendimento do usuário remoto de uma biblioteca acadêmica.

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Publicado

2003-06-30

Cómo citar

Cuenca, A. M. B., Alvarez, M. do C. A., Ferraz, M. L. E. de F., & Garbin, V. L. (2003). O USUÁRIO REMOTO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA NA ÁREA DE SAÚDE PÚBLICA. Informação &Amp; Sociedade, 13(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/92

Número

Sección

Relatos de Pesquisa