DISCURSO E PODER: a prescrição do controle corporal em blogs plus size

Autores

  • Hellen O. Tavares UNESP
  • Ana Lúcia de Castro UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n47.36711

Resumo

Buscando contribuir para a compreensão acerca das relações de poder que envolvem os discursos relacionados àobesidade, este trabalho analisa trêsblogs voltados às mulheres obesas: Mulherão, Beleza sem tamanho e Entre topetes e vinis, conhecidos como “blogs de beleza plus size”. Nesses espaços, encontramos a veiculação de um discurso que apregoa um certo orgulho gordo, fornecendo elementos para defesa do direito à diferença representada pela obesidade, mas que, num olhar mais cuidadoso, revela-se reforçador do padrão de beleza hegemônico: defende-se o direito a um corpo obeso, mas não exageradamente, em geral branco, bem cuidado e, acima de tudo, consumidor. Em resumo, uma obesidade aceitável e devidamente adaptada e inserida. Assim, o artigo discute o tipo de significado que estes blogs vêm construindo a respeito do corpo obeso das leitoras, como estes significados estão inseridos na lógica da sociedade capitalista de consumo e, por fim, como as relações de poder atravessam esses discursos. Palavras-chave:Corpo. Obesidade. Cultura de consumo. Discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen O. Tavares, UNESP

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, câmpus Araraquara. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Ana Lúcia de Castro, UNESP

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus Araraquara. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas: corpo, consumo e processos de identificações, com ênfase em antropologia urbana.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

07.03.2018

Como Citar

Tavares, H. O., & Castro, A. L. de. (2018). DISCURSO E PODER: a prescrição do controle corporal em blogs plus size. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(47), 97–119. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n47.36711

Edição

Seção

Nº 47 - O CORPO NA PESQUISA SOCIAL