O MÉTODO PARA A DESCOBERTA DA JUSTIÇA EM PLATÃO
CONTRASTES INTERPRETATIVOS ENTRE M. CORNFORD E WILLIAM ALTMAN
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v12i2.58170Palavras-chave:
Platão, Justiça, MétodoResumo
O presente texto discute duas interpretações antagônicas sobre o método platônico para a justiça. Discute se haveria uma ruptura metodológica, na busca pela justiça, realizada por Platão em relação à Sócrates. São analisadas diferentes perspectivas interpretativas do texto de A República e o consequente conflito dessas visões, com a análise de textos dos estudiosos platônicos Francis M. Cornford e William H. F. Altman. Ao confrontar as duas perspectivas interpretativas, objetiva-se analisar qual seria a melhor leitura do principal diálogo platônico, aquela interpretação que mais se aproximaria da intenção primeira do mestre grego
Downloads
Referências
ALTMAN, William H. F. Plato the teacher: the crisis of Republic. Lanham: Lexington Books, 2012.
CORNFORD, F. M. Plato's Commonwealth. In: The Anwritten Philosophy and Other Essays. Cambridge At The University Press. 1950.
ENGLER, M. R. Plato the Teacher: the crisis of Republic (William Altman) - resenha. Hypnos (PUCSP), v. 30, p. 139-146, 2013b. Disponível em https://www.academia.edu/9908505/Plato_the_teacher_William_Altman_Resenha. Acesso em 03/08/2020.
PLATÃO. A República. Trad. Maria H. R. Pereira. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rosana Nascimento Mota Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).