VOZES SOCIAIS SOBRE A INCLUSÃO

Autores

  • Rosycléa Dantas Universidade Federal da Paraíba
  • Renata Ferreira de Sousa IFPI

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência visual no sistema regular de ensino se apresenta como uma obrigação legal (BRASIL, 2007). Essa política da Educação Inclusiva, no entanto, ainda é questionada por muitos, gerando assim um campo para discussões e debates (RODRIGUES, 2006, 2008; SKLIAR, 2006). A partir da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009), adotamos a premissa de que as atividades humanas são compreendidas pelos textos que produzimos. Sendo assim, objetivamos investigar como as pessoas evidenciam compreender a presença dos alunos com necessidades educacionais específicas visuais (o Outro) na escola regular. As entrevistas realizadas com cinco colaboradores, de setores sociais diversos, evidenciam vozes que podem auxiliar na compreensão acerca das políticas de inclusão de pessoas com deficiência, revelando que esse processo ainda está permeado por barreiras físicas e atitudinais.

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Publicado

2015-05-19

Como Citar

Dantas, R., & Sousa, R. F. de. (2015). VOZES SOCIAIS SOBRE A INCLUSÃO. PROLÍNGUA, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/24304

Edição

Seção

Artigos