A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS EM FOCO

Revisitando a produção acadêmica na área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13712647

Palavras-chave:

Português para Estrangeiros; Formação de Professores, Produção Acadêmica, Professores de Português para Estrangeiros.

Resumo

Este artigo discute o estado atual da produção acadêmica sobre a área de Ensino de Português para Estrangeiros, em especial, no que diz respeito às relações explícitas das pesquisas com a formação docente especializada. Para isso, se apoia em contribuições que discutem a expansão da área (ALMEIDA FILHO, 2011; LUNA, 2012); a formação de professores (ALARCÃO, 1996; SHULMAN, 1986; ALARCÃO, 1996; NÓVOA, 1992, 2019; GATTI, 2010); e a formação de professores de português para estrangeiros (MONROIG, 1992; MADRID, 2004; BIZARRO, 2012). O artigo atualiza dados de pesquisa com mesmo foco (RIBEIRO; RIBEIRO; BAPTISTA, 2016) que revelou que, embora a área venha se consolidando e ganhando espaço, a produção acadêmica se mostrava ainda tímida. Com o objetivo de discutir o lugar da formação docente na área através do mapeamento das tendências das pesquisas constantes do catálogo de teses e dissertações disponível no Portal da CAPES, ampliou o período das publicações investigadas até 2022. Metodologicamente, inspira-se nos princípios das “pesquisas denominadas estado da arte” (FERREIRA, 2002) e organiza os dados a partir da afinidade temática. Daí resultaram como categorias: estudos linguísticos, culturais e/ou estudos sobre ensino-aprendizagem; estudos sobre políticas educacionais e ações afirmativas, e de viés historiográfico; e estudos sobre formação de professores de português para estrangeiros. A conclusão aponta que a formação de professores ainda é pouco contemplada pela produção acadêmica e indica que esta se pulveriza e se distancia dos primeiros marcos que caracterizam a área, aproximando-a de outras áreas antes aparentemente de pouco interesse ou incompatíveis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amélia Escotto do A. Ribeiro , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF)

FORMAÇÃO: Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). EXPERIÊNCIA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Psicologia Educacional. ÁREAS DE ATUAÇÃO E INTERESSE: alfabetização, formação de professores, letramento e gestão escolar. Coordena o Grupo de Pesquisa: Letramento Escolar, Cultura e Sociedade.

Patrick Santos de Melo , Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro

FORMAÇÃO: bacharelado em Letras (Português - Espanhol) pela UERJ (2020), especialização em Língua Portuguesa para Estrangeiros pela UFF (2022) e mestrado em Letras pela UERJ (área de concentração: Língua portuguesa). ATUAÇÃO PROFISSIONAL: bolsista de iniciação à docência na Unidade de Desenvolvimento Tecnológico Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira / Segunda Língua (NUPPLES - UERJ) de 2018 a 2020. Atualmente, atua como bolsista PROATEC no Projeto NUPPLES; contribui como assistente pedagógico nesse mesmo projeto, colaborando com o planejamento de aulas, a produção de materiais didáticos e a elaboração de avaliações; ministra aula de português para japoneses em cursos livres da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS)

Downloads

Publicado

2024-09-06

Como Citar

do Amaral Ribeiro, A., Escotto do A. Ribeiro , A. ., & Santos de Melo , P. (2024). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS EM FOCO: Revisitando a produção acadêmica na área. PROLÍNGUA, 19(1), 9–24. https://doi.org/10.5281/zenodo.13712647