DIALOGISMO, POLIFONIA E CARNAVALIZAÇÃO: AS MÚLTIPLAS VOZES QUE ATRAVESSAM O “AUTO DA COMPADECIDA” DE ARIANO SUASSUNA

Authors

  • Maria Emmanuele Rodrigues Monteiro UFPB

Abstract

Este trabalho está relacionado à vontade de entender, no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna (2005), como o riso é produzido a partir dos diálogos entre as várias vozes presentes no texto, tornando o riso um dos mecanismos de representação e compreensão de mundo. Para tanto, escolhemos a Teoria Bakhtiniana para dar sustentabilidade teórica a nossa leitura. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar a produção do riso em duas cenas do “Auto da Compadecida”, a partir dos conceitos de dialogismo, polifonia e carnavalização. A primeira cena analisada será o quiproquó entre o Padre e o Major Antônio Moraes, ocorrido por causa de uma armação de João Grilo, a segunda, será a cena do julgamento dos personagens mortos.

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Published

2013-02-20

How to Cite

Monteiro, M. E. R. (2013). DIALOGISMO, POLIFONIA E CARNAVALIZAÇÃO: AS MÚLTIPLAS VOZES QUE ATRAVESSAM O “AUTO DA COMPADECIDA” DE ARIANO SUASSUNA. PROLÍNGUA, 5(2). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/15306

Issue

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Artigos