A ABORDAGEM COMUNICATIVA EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL PARA O CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO
Abstract
Neste artigo, tratamos, inicialmente, da abordagem comunicativa em livros didáticos de Espanhol Língua Estrangeira (E/LE) para o curso de Secretariado Executivo. Na sequência, abordamos o problema, os objetivos do estudo, que é, predominantemente, qualitativo, descritivo e bibliográfico. No presente trabalho, assumimos os pressupostos teóricos de Almeida Filho (1993), Martinez (2009), bem como o que afirmam os estudiosos da área no Brasil. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos um roteiro de análise sobre conteúdos de situações comunicativas, gramaticais/uso linguístico, exercícios/noções linguísticas e funcionais, gramaticais/contextos comunicativos/fragmentos de frases isoladas. Ao final, com base na amostra dos livros “Español para Secretariado” e Espanhol para Secretariado: um guia prático para secretários, assessores e assistentes, evidenciamos tratamento parcial nas respostas às perguntas do roteiro sob análise em que foi possível perceber um maior direcionamento para um viés de ensino estruturalista, com atividades de preenchimento de lacunas e repetição de formas em ambos os livros, mas também exercícios voltados para o contexto comunicativo.Downloads
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Published
2016-02-24
How to Cite
Pontes, V. de O., Araújo, A. M. de C. S., & Souza, E. C. P. (2016). A ABORDAGEM COMUNICATIVA EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL PARA O CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO. PROLÍNGUA, 10(2). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/27897
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Artigos