RELAÇÕES DIALÓGICAS EM MEMES DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA “EU SOU A UNIVERSAL”

Authors

  • Michel Pratini Bernardo da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Pedro Farias Francelino Universidade Federal da Paraíba
  • Raniere Marques de Melo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2017v12n2.38241

Abstract

As redes sociais constituem, contemporaneamente, uma instância saturada de enunciados das mais diversas orientações ideológicas. Esses enunciados, por seu turno, veiculam diferentes posições axiológicas valorativas dos discursos que circulam socialmente. O meme virtual inclui-se nessa complexa corrente da comunicação discursiva e cumpre seu lugar como gênero discursivo que conjuga diferentes materialidades semióticas, como palavras, imagens, fotografias etc., visando, por meio do humor, retratar fatos e acontecimentos sociais, históricos e discursivos. Objetivamos, neste artigo, analisar as relações dialógicas que presidem o funcionamento discursivo de memes com a temática “Eu sou a Universal”, campanha publicitária da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Nossa análise fundamenta-se nos pressupostos teóricos dos escritos deBakhtin e o Círculo, bem como nas reflexões sobre linguagem e discurso desenvolvidas por Faraco (2003), Brait (2012), dentre outros. Quanto ao delineamento metodológico, a pesquisa pauta-se pelo paradigma qualitativo-interpretativista, uma vez que descreve, analisa e interpreta os dados recortados para a leitura dialógica, dados esses concebidos como enunciados concretos produzidos em situação real de interação socioverbal. O corpus é composto por dois memes coletados na rede social Facebook, em junho de 2017. As análises ratificam a tese de que nossos enunciados constituem sempre uma tomada de posição frente aos objetos de discurso que nos são dados à leitura e que os memes refletem e refratam a realidade retratada mediante o posicionamento axiológico do sujeito que enuncia.

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Published

2018-02-12

How to Cite

Pratini Bernardo da Silva, M., Farias Francelino, P., & Marques de Melo, R. (2018). RELAÇÕES DIALÓGICAS EM MEMES DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA “EU SOU A UNIVERSAL”. PROLÍNGUA, 12(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2017v12n2.38241

Issue

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Artigos