A REPETIÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA PROGRESSÃO TEMÁTICA NO ANIME O TÚMULO DOS VAGALUMES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48824

Abstract

ABSTRACT: Technological advances have provided a new way of looking and reflecting on what is in the world, influencing all areas of everyday life, even with regard to the school environment. The 21st century student is at all times in contact with new technologies, as well as movies, series, etc. Parallel to this, the school, sometimes attached to traditional didactics, ends up causing disinterest of the students. The work, then, aims to offer a proposal that makes this bridge between the student and the classroom, for this was chosen the anime genre, especially the film The Grave of the Fireflies that promotes a series of problems to be reflected during the period of the Second World War II. The research methodology occurred by observing the use of repetitions within Japanese animation and how these build the central argumentation of the plot. To understand more broadly, koch and elias (2017), Carvalho (2018) on the repetitions and role they play was used, as well as the reflection on anime provided by Barbosa (2018). Thus, by reflecting and analyzing about the anime genre, how it can be effective in the classroom and the importance of the cohesive elements present, highlighting the repetition, it is concluded that using genres close to students in the classroom promotes discussions and brings the protagonism for the student. KEYWORDS: Repeat. Classroom. Anime genre.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Angélica Freire de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Dedicou-se às questões de Educação nos processos formativos à distância. Integra o grupo de pesquisa PROLETRAS, na UFPI, grupo de pesquisa em Lingua e Linguagem, práticas multiletradas, delimitando os estudos sobre produção textual, leitura, teoria e prática. Atuou na colaboração, produção e revisão de materiais didáticos impressos e digitais para Ensino a distância (EaD). Desenvolveu consultorias e projetos, a entidades públicas e privadas, no âmbito municipal e estadual. Atuou como analista educacional no programa televisivio Salto para o Futuro, programa de formação continuada a distância - SEED/MEC, produzido pela TV Brasil (www.tvbrasil.com.br/salto). No trabalho desenvolvido no Programa, acompanhou a elaboração de vídeos e boletins educativos sobre séries temáticas, interagiu com professores especialistas e telecursistas no processo de realização dos debates ao vivo. Participou do Programa de qualificação docente de ensino de língua portuguesa no Timor-Leste, representando o governo brasileiro na qualidade de bolsista da Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior - CAPES.

Ana Karolina de Melo Pessoa Oliveira, UFPI

Graduanda no curso de Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Ministro Petrônio Portela, localizada em Teresina. Residente do programa Residência Pedagógica atuando em turmas de ensino médio na disciplina de Língua Portuguesa. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, e participou do Programa de Iniciação Científica Voluntária - ICV.

Published

2020-05-06

How to Cite

Maria Angélica Freire de Carvalho, & de Melo Pessoa Oliveira, A. K. (2020). A REPETIÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA PROGRESSÃO TEMÁTICA NO ANIME O TÚMULO DOS VAGALUMES. PROLÍNGUA, 14(2), 184–195. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48824