GÊNEROS E MULTIMODALIDADE DISCURSIVA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Resumen
Com a evolução pela qual passa a linguagem, pode-se pensar, hoje, na época contemporânea, a comunicação como um processo que articula vários modos de realização e que aparece de formas diferentes, utilizando linguagem diferenciada. Em parte, essa diversidade da linguagem deve-se ao grande número de gêneros textuais ativos nas sociedades letradas. Entre esses gêneros estão as Histórias em Quadrinhos que, com características híbridas, contempla e se apropria de vários outros gêneros. Os quadrinhos, um gênero totalmente multimodal, chama bastante a atenção das crianças (e também dos adultos), tornando-se, então, um rico recurso para se trabalhar o letramento infantil. E é com objetivo de reconhecer a multimodalidade desse gênero e averiguar como ele contribui para o incentivo à leitura e, consequentemente, para o desenvolvimento do letramento, mais especificamente do letramento infantil, que aqui se propõe analisar alguns quadrinhos de Maurício de Sousa, os quais circulam por via impressa. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam e ao que foi apregoado, por muitos anos, nas sociedades, as revistas em quadrinhos são um excelente material de trabalho e de aprendizagem das práticas letradas.Descargas
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Publicado
2013-02-20
Cómo citar
Tavares, L. H. M. da C. (2013). GÊNEROS E MULTIMODALIDADE DISCURSIVA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. PROLÍNGUA, 5(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/15309
Número
Sección
Artigos