PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO AMAZONAS.

Autores/as

  • Paulo Vinícius ÁVILA-NÓBREGA UFAM/INC/BC

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar duas propostas de produção de gêneros textuais escritos elaboradas por professores cursistasde uma disciplina do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica, da Universidade Federal do Amazonas, campus de Benjamin Constant. Os dados correspondem a projetos de aula com produção textual com gênero escrito ou oral entregues pelos cursistas como requisito de conclusão da disciplina. A primeira proposta é com o gênero artigo de opinião e foi indicada para uma turma do EJA. Já a segunda sugere o trabalho com o gênero fábulas para uma turma de 9⁰ ano. Ambas as turmas são de escolas de interior do Estado do Amazonas. Estes projetos procuram ser baseados nas postulações da sequência didática de Schneuwly, Dolz e Noverraz (2007) e no método dos descritores do SAEB para a Prova Brasil. Percebemos que os proponentes compreenderam o funcionamento produtivo das aulas de língua portuguesa quando usadas as produções de gêneros de texto presentes no cotidiano dos alunos.

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Publicado

2013-02-20

Cómo citar

ÁVILA-NÓBREGA, P. V. (2013). PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO AMAZONAS. PROLÍNGUA, 5(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/15312

Número

Sección

Artigos