HARMONIA CONSONANTAL NA AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Graziela Pigatto Bohn USP

Resumen

Com base em estudos acerca da harmonia consonantal como um processo durante a aquisição fonológica (Fikkert & Levelt, 2008; Gormley, 2003; Pater & Werle, 2003), o presente artigo traz uma investigação do uso dessa estratégia de reparo em dados de uma criança, T., com faixa etária entre 1;4 e 2;5 adquirindo o Português Brasileiro. Buscou-se analisar quais mecanismos regem a harmonia consonantal na aquisição fonológia de T., atentando para as configurações de ponto privilegiadas na assimilação, o papel da tonicidade do alvo, e, por fim, a direcionalidade do processo. Os resultados nos mostram que nos primeiros meses as coronais tendem a ser alvo do processo e que a assimilação de ponto ocorre preferencialmente da direita para a esquerda, atingindo ambos alvos átonos e tônicos.

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Publicado

2014-06-03

Cómo citar

Bohn, G. P. (2014). HARMONIA CONSONANTAL NA AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO. PROLÍNGUA, 8(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/19322

Número

Sección

Artigos