INCIDÊNCIA DE VARIANTES AMBIENTAIS FAMILIARES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM ESCRITA/LEITURA
Resumen
As dificuldades de aquisição da linguagem escrita e de leitura constituem-se enquanto causa do fracasso escolar de crianças no sistema formal de ensino. Nesse quadro de referência, partimos do pressuposto de que o envolvimento parental e a organização do lar em geral tem impacto direto no desempenho escolar do sujeito. Logo, o objetivo desse estudo é verificar a incidência de variantes ambientais familiares no processo de aquisição de linguagem escrita/leitura. Para tanto, foram analisadas oito entrevistas de anamnese, conduzidas em uma clínica-escola de psicologia, com famílias de crianças encaminhadas para serviço de psicoterapia com queixa de dificuldades na aquisição de escrita/leitura. A análise dos dados considerou as informações demográficas das famílias e as variáveis: 1) envolvimento e interação parental; 2) presença de recursos no ambiente físico; e 3) eventos adversos na vida pessoal e familiar da criança. A presença ou ausência dessas variáveis foi considerada como significativa para a ocorrência ou não de dificuldades de escrita e de leitura. Os resultados indicam correlação entre as variáveis do ambiente familiar e desempenho acadêmico. Sugerem que a aquisição da linguagem escrita está consubstancialmente atrelada ao convívio saudável e à interação com os pais, à oferta de recursos no ambiente físico e à ausência de condições adversas na vida pessoal e familiar da criança.Descargas
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Publicado
2014-06-04
Cómo citar
Menezes, R. de L. C. de, & Faria, E. M. B. de. (2014). INCIDÊNCIA DE VARIANTES AMBIENTAIS FAMILIARES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM ESCRITA/LEITURA. PROLÍNGUA, 8(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/19346
Número
Sección
Artigos