O PAPEL DA MULTIMODALIDADE NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS PREMATURAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48732

Resumen

Esse artigo tem como objetivo apresentar considerações teóricas sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças prematuras sob uma perspectiva multimodal. Os procedimentos metodológicos envolveram uma breve revisão da literatura de artigos científicos indexados em bases de dados nacionais e internacionais, livros, dissertações e teses sobre a temática pesquisada. Após a busca, leitura e seleção dos textos, os resultados foram divididos em: 1- Prematuridade, 2- Aquisição da Linguagem na perspectiva multimodal e 3- Linguagem, multimodalidade e prematuridade. Nas bases de dados pesquisadas foi observada a escassez de estudos que discutissem o desempenho linguístico de crianças prematuras, a partir da multimodalidade. Os estudos analisados demonstraram que as crianças nascidas mais precocemente tiveram um desempenho pior na linguagem do que as prematuras moderadas e tardias, além de lenta aquisição na produção de gestos, atrasos no léxico, pragmática, sendo os atrasos na fonologia e gramática menos difusos. Observou-se um risco de desenvolvimento pré-verbal e verbal menos favorável nos prematuros, e que o conhecimento era transmitido com menos frequência através da modalidade gestual falada bimodal nestas crianças. Podendo-se destacar também o papel dos gestos como um preditor significativo para habilidades de linguagem em crianças prematuras, associando-se positivamente ao desenvolvimento de habilidades lexicais e morfossintáticas. Percebe-se a relação existente entre aquisição da linguagem e multimodalidade em crianças prematuras, sendo relevantes as pesquisas voltadas para essa temática, assumindo a indissociabilidade envolvida na matriz gesto-fala. Diante do exposto, sugere-se mais estudos voltados para os aspectos multimodais e linguísticos da referida população, beneficiando o entendimento de como eles se revelam ou, até mesmo, de como podem ser criadas estratégias de ampliação da comunicação, considerando os variados contextos de circulação da Língua com vistas à interação.

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Biografía del autor/a

Divany Guedes Pereira da Cunha, UFPB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Julyane Feitoza Coêlho, UFPB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Publicado

2020-05-06

Cómo citar

Cunha, D. G. P. da ., Freitas, F. A. F. de, & Coêlho, J. F. (2020). O PAPEL DA MULTIMODALIDADE NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS PREMATURAS. PROLÍNGUA, 14(2), 224–238. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48732