TRANSFORM(A)AÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS NOS LETRAMENTOS CRÍTICOS

Autores/as

  • Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite Universidade Federal de São João del-Rei/Professora Adjunta
  • Altair dos Santos Bernardo Júnior Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58780

Palabras clave:

Letramentos Críticos. Habitus. Atividades Didáticas. Língua Inglesa. BNCC.

Resumen

O principal objetivo deste artigo é propor três atividades didáticas para o ensino de língua inglesa, pautadas pelos parâmetros indicados pela BNCC do 6° ano do Ensino Fundamental, em concordância com a perspectiva dos Letramentos Críticos (COSTA LEITE 2018; MATTOS 2012; SILVA 2012). Além disso, buscamos construir uma ponte entre tal teoria e o conceito de habitus (BOURDIEU, 1983), mostrando como os Letramentos Críticos podem auxiliar na construção de um habitus mais crítico. Concluímos com a visão de que os papéis da escola e da aula de língua inglesa, em específico, devem perpassar o ensino do conteúdo pelo conteúdo, podendo promover a formação cidadã, em prol da justiça social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Altair dos Santos Bernardo Júnior, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Letras Língua Inglesa e suas Literaturas na Universidade Federal de São João del-Rei.

Publicado

2021-12-10

Cómo citar

Carvalho Costa Leite, P. M. de, & dos Santos Bernardo Júnior, A. (2021). TRANSFORM(A)AÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS NOS LETRAMENTOS CRÍTICOS. PROLÍNGUA, 16(2), 90–104. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58780