POR UMA AMPLIAÇÃO DA COMPREENSÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DA INSTRUÇÃO AO SÓSIA

Autores/as

  • Mariana Pérez Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58792

Palabras clave:

Trabalho docente. Formação docente. Instrução ao Sósia. Desenvolvimento profissional.

Resumen

O presente trabalho se configura como um recorte da nossa tese de doutorado, que propôs uma adaptação didática do instrumento de Instrução ao Sósia (CLOT, 2007, 2008) em situação de formação docente inicial, objetivando investigar sua utilização como prática discursiva potencializadora da (re)construção de representações sobre o trabalho docente, contribuindo para reflexão e desenvolvimento do professor. Analisamos doze (12) textos escritos, gerados em três (03) sessões de Instrução ao Sósia, em que participaram, além da pesquisadora, quatro (04) graduandos, alunos de estágio supervisionado de Letras-Inglês de uma universidade pública, e três (03) professoras de inglês, sendo duas (02) professoras da rede regular de ensino e a terceira, uma das graduandas participantes que já atuava na docência. Os graduandos participantes produziram seus textos reflexivos (não previstos no método e propostos na tese) e comentário escrito (previsto na Instrução ao Sósia) a partir das entrevistas transcritas. Buscamos, com essa adaptação da Instrução ao Sósia ao contexto de formação inicial, oportunizar aos licenciandos o contato com a análise das práticas, assim como proposta pelas Ciências do Trabalho, propondo-a como um componente da formação. Trazemos uma análise dos conteúdos temáticos dos textos reflexivos produzidos pelos graduandos participantes, os quais dão indícios do processo de apropriação de diferentes aspectos do métier e da (re)construção de representações docentes materializados nos textos, estabelecendo o potencial do instrumento de Instrução ao Sósia como propiciador da emergência de interpretações, avaliações e posicionamentos dos graduandos, o que pode ser gerador de desenvolvimento.

 

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho docente. Formação docente. Instrução ao Sósia. Desenvolvimento profissional.

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Biografía del autor/a

Mariana Pérez, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Linguística (PROLING/UFPB), Mestre em Línguística (2009) e Graduada em Letras pela UFPB (habilitação em Português e Inglês), com complementação de estudos na University of Leeds - Inglaterra na área de Formação de Professores e Tradução. É Professora Assistente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da UFPB, onde atuou como Tradutora-Intérprete (2004-2010) na Assessoria Internacional. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no Ensino-aprendizagem de LE (Inglês e Português Língua Estrangeira) e Formação Inicial e Continuada de Professores. Seus interesses de pesquisa incluem Formação de Professores, Ensino de Línguas Estrangeiras e Educação Inclusiva e Ensino de LE.

Publicado

2021-12-10

Cómo citar

Pérez, M. (2021). POR UMA AMPLIAÇÃO DA COMPREENSÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DA INSTRUÇÃO AO SÓSIA. PROLÍNGUA, 16(2), 15–30. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58792