PRODUÇÃO DOS RÓTICOS DURANTE A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: A LÍNGUA DE IMIGRAÇÃO HUNSRÜCKISCH

Auteurs-es

  • Giovana Ferreira Gonçalves UFPEL
  • Felipe Bilharva da Silva UFPEL
  • Helena Cristina Weirich UFSC

Résumé

Situado no conjunto dos estudos que analisam a relação entre os sistemas linguísticos presentes em indivíduos bilíngues, este trabalho tem como objetivo investigar a produção oral e escrita dos segmentos róticos por crianças estudantes da 3ª, 5ª e 7ª séries de uma escola pública localizada na cidade de Agudo, região de colonização alemã. A fim de obter os dados que compuseram a pesquisa, foram realizadas coletas de narrativas orais – captadas com o recurso de gravadores digitais Oregon Scientific VR-636 – e escritas, produzidas pelos referidos estudantes, divididos em monolíngues (grupo M) e bilíngues (grupo B), baseando-se, para tal, na história não verbal Frog, where are you? (Mayer, 1969). A coleta foi realizada no ano de 2009, constituindo uma amostra de dados transversal. Após a digitalização de todo o material coletado, os itens lexicais constituídos por róticos foram separados em quadros, os quais indicaram se a produção atingia ou não a forma alvo e, em caso de negativa, qual fora a estratégia de substituição utilizada pelo falante. O total de acertos foi contabilizado em quadros – divididos por série e por grupo – e uma análise estatística foi realizada, com o auxílio do programa SPSS Statistics, versão 17.0, a fim de verificar se havia diferença significativa entre o índice de trocas dos grupos B e M. Os resultados apontaram que a língua de imigração Hunsrückisch, falada no município, influencia tantos monolíngues quanto bilíngues, gerando trocas em diversas posições silábicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2014-06-03

Comment citer

Gonçalves, G. F., da Silva, F. B., & Weirich, H. C. (2014). PRODUÇÃO DOS RÓTICOS DURANTE A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: A LÍNGUA DE IMIGRAÇÃO HUNSRÜCKISCH. PROLÍNGUA, 8(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/19323

Numéro

Rubrique

Artigos