A REFERÊNCIA AO TEMPO EM TEXTOS NARRATIVOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRENDIZES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Auteurs-es

  • Mirian Rose Brum-de-Paula UFPEL
  • Katiane Teixeira Barcelos Casero UFPEL
  • Bruna Santana Dias-Cavalheiro UFPEL

Résumé

Para construir um texto narrativo, o locutor necessita selecionar, ordenar e articular as informações que intenciona enunciar. É preciso que alguns acontecimentos sejam organizados de modo cronológico para que emerja a trama, o primeiro plano do discurso. A tarefa adquire complexidade maior quando eventos não ancorados no eixo do tempo são reportados. Surge, então, o pano de fundo, o segundo plano do discurso. Construir o pano de fundo da narrativa, constituído de processos concomitantes, anteriores ou posteriores aos reportados na trama, exige o emprego de diferentes elementos especializados para expressar esses movimentos. Neste estudo, tentamos identificar os recursos empregados por crianças e adolescentes, em processo de aquisição da linguagem, para resolver o problema da quebra da linearidade do discurso no que diz respeito à simultaneidade, principalmente. A análise da produção - oral e escrita - correspondente a duas cenas da história Frog, where are you? (MAYER, 1969) permitiu constatar que os textos analisados carecem de recursos linguísticos para dar conta da concomitância em textos narrativos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mirian Rose Brum-de-Paula, UFPEL

Professora Associada do Centro de Letras e Comunicação da UFPel.

Katiane Teixeira Barcelos Casero, UFPEL

Universidade Federal de Pelotas - PIBIC/CNPq - Licenciatura em Letras.

Bruna Santana Dias-Cavalheiro, UFPEL

Universidade Federal de Pelotas - PROBIC/ FAPERGS.

Téléchargements

Publié-e

2014-06-04

Comment citer

Brum-de-Paula, M. R., Casero, K. T. B., & Dias-Cavalheiro, B. S. (2014). A REFERÊNCIA AO TEMPO EM TEXTOS NARRATIVOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRENDIZES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. PROLÍNGUA, 8(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/19344

Numéro

Rubrique

Artigos