Fatores Contingenciais que modelam a Gestão de Cursos Lato Sensu na Área de Contabilidade na Modalidade EAD

Autores

  • Marinei Abreu Matos Guarise UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAUUNIVESIDADE POSITIVO
  • Pinto Ié UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Palavras-chave:

Gestão Universitária. Educação à Distância. Teoria Contingencial

Resumo

Objetivo: Analisar os fatores contingenciais que modelam a gestão dos cursos de pós-graduação Lato Sensu na área de Contabilidade, ofertados na modalidade à distância de um Centro Universitário privado no sul do Brasil, constituído na forma de sociedade sem fins lucrativos.

Método: Amparado pelos pressupostos da Teoria da Contingência para compreender as variáveis ambiente, estrutura e tecnologia (Burns & Stalker, 1961; Lawrence & Lorsch, 1967), ampliou-se o modelo proposto por Fagundes, Soler, Lavarda, & Lavarda, (2009) para observar e compreender a variável ambiente, estrutura e tecnologia na gestão dos cursos de EaD. A pesquisa é documental a partir de dados primários levantados a partir de entrevistas com três coordenadores dos cursos de especialização da IES, objeto do estudo, além de documentos físicos como proposta pedagógica curricular (PPC), planilhas e tabelas.  Ao que se refere aos objetivos é um estudo descritivo. Os dados foram analisados por meio de técnicas de análise documental.

Principais Resultados: Os resultados evidenciaram que a tecnologia foi a principal variável na evolução da instituição estudado, levando-a a se redirecionar com ajustes ao longo dos tempos (proporcionando inovação gerencial). Já o fator ambiente é afetado por uma concorrência cada vez maior, devido os recursos tecnológicos que as concorrentes disponibilizam nas suas instituições.

Contribuições: Foi constatado que a estrutura do Centro Universitário sofre constantes mudanças sem um processo de planejamento e maturidade de execução para atender a contingência do ambiente externo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinei Abreu Matos Guarise, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAUUNIVESIDADE POSITIVO

Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Regional de Blumenau .Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2008).Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná. Professora de graduação e Pós Graduação em EAD dos cursos de Contabilidade, Administração e tecnólogos .Técnica responsável - Guarise Assessoria Contábil & Jurídica. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas:Contabilidade Gerencial, Empresas Prestadoras de Serviços (EPSs), Metodologias Ativas aplicadas no curso de Ciências Contábeis, O ensino superior e suas práxis.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Guarise, M. A. M., & Pinto Ié, A. (2022). Fatores Contingenciais que modelam a Gestão de Cursos Lato Sensu na Área de Contabilidade na Modalidade EAD. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 2(2), 14–32. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prosp/article/view/63109

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa