E aí? Já geriu seus riscos hoje? Gestão de risco aplicada ao processo de elaboração de materiais didáticos na educação à distância

Autores

  • Marinei Abreu Matos Guarise Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESPPR)
  • Glaucius André França Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Marcia Zanievicz da Silva Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Resumo

Objetivo: compreender as relações dos fatores e eventos que impactam na gestão de riscos na elaboração de materiais didáticos, aplicado a um curso de especialização na área contábil, na modalidade de Educação a Distância (EAD), ofertado pela escola de negócios de um Centro Universitário. O objetivo dessa investigação é verificar como a utilização das ferramentas de Gestão de Riscos podem contribuir na elaboração do Material Didático.

Método: a pesquisa descritiva e explicativa, busca compreender como se encontra estruturada a gestão dos cursos Lato Sensu, dentro da ótica da Gestão de Risco. Entrevistou-se dois coordenadores da área de Ciências Contábeis, para compreender os fatores que impactam na elaboração do Material Didático, que representa o principal produto da Educação a Distância. Foi escolhida a ferramenta Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) - Análise de Modos de Falha e Efeitos para gerenciar os riscos do processo de elaboração do Material Didático no ensino a distância.

Principais resultados: destaca-se como pontos críticos de falhas, o descumprimento de prazos pelos professores conteudistas e atrasos nos pagamentos desses professores, a aplicação do FMEA permite aos gestores realizem ações no sentido de resolver ou situações que possam gerar risco para a IES, adicionalmente verificou-se que esse processo é retilíneo, realizado sem controle, e não se retroalimenta, impedindo ações corretivas ou de revisão.

Contribuições e Relevância: o aluno que cursa a Educação à Distância qualifica o material didático que lhe é disponibilizado, como sendo um dos elementos principais para avaliar a qualidade. Assim, compreender os riscos inerentes à gestão do material didático representa um ponto chave para a perenidade de um curso ofertado por meio educação à distância. Além disso, estudos apontam para escassez de processos formais de gestão de risco em IES, possibilitando que o estudo proposto contribua para minimizar essa lacuna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Guarise, M. A. M., França, G. A., & Zanievicz da Silva , marcia. (2021). E aí? Já geriu seus riscos hoje? Gestão de risco aplicada ao processo de elaboração de materiais didáticos na educação à distância . Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 1(2), 11–42. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prosp/article/view/60042

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa