Gestão do Risco de Reputação por Meio do Triple Botton Line – Um estudo em uma Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Marinei Abreu Mattos Guarise UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU UNIVESIDADE POSITIVO
  • Glaucius André França UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior; Risco; Sustentabilidade; Triple Botton Line.

Resumo

RESUMO

Objetivo: Investigar como a utilização do conceito do Triple Botton Line (TBL) pode auxiliar na gestão do risco de reputação de uma IES à distância.

Método: Foi utilizado o método de estudo de caso adaptando os instrumentos de coleta de dados usados nos estudos de Duarte (2015) e Unglaub, Santos e Santos (2021).

Principais Resultados: Os resultados demonstram que a IES tem buscado o equilíbrio sustentável tentando aplicar os conceitos do TBL, no entanto, é percebido que o pilar econômico é mais trabalhado que os demais, existe uma preocupação da IES com relação a seus ativos intangíveis que podem impactar na gestão dos riscos de reputação, até o presente momento não havia registro de políticas de controles dos ativos intangíveis.

Contribuições: Profissionalmente esse estudo contribui ao tratar da gestão de riscos que está ligada à continuidade da instituição, contribui socialmente pois a sustentabilidade é requerida ao ambiente empresarial como boa prática de governança e academicamente por ampliar visões sobre a associação do Triple Botton Line associado ao risco de reputação do negócio.

Originalidade e/ou relevância: A falta de atenção aos pilares do TBL pode afetar a gestão de risco de reputação da IES dado o volume de ativos intangíveis operacionalizados pela natureza da operação da IES de tal forma que refletirá nos controles efetivos que buscam a manutenção e a fidelização deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinei Abreu Mattos Guarise, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU UNIVESIDADE POSITIVO

Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Regional de Blumenau .Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2008).Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná. Professora de graduação e Pós Graduação em EAD dos cursos de Contabilidade, Administração e tecnólogos .Técnica responsável - Guarise Assessoria Contábil & Jurídica. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas:Contabilidade Gerencial, Empresas Prestadoras de Serviços (EPSs), Metodologias Ativas aplicadas no curso de Ciências Contábeis, O ensino superior e suas práxis.

Glaucius André França, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e, Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).Professor efetivo do Ensino Público Superior, com dedicação exclusiva TIDE, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Departamento de Ciências Contábeis, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus Apucarana/PR.Docente pesquisador e extensionista nas áreas/disciplinas de: Auditoria, Controladoria, Contabilidade de Custos, Sistema de Informação e Prática Trabalhista

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Guarise, M. A. M., & França, G. A. . (2023). Gestão do Risco de Reputação por Meio do Triple Botton Line – Um estudo em uma Instituição de Ensino Superior. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 3(1), 61–81. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prosp/article/view/67425

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa