Gestão do Risco de Reputação por Meio do Triple Botton Line – Um estudo em uma Instituição de Ensino Superior
Palavras-chave:
Instituições de Ensino Superior; Risco; Sustentabilidade; Triple Botton Line.Resumo
RESUMO
Objetivo: Investigar como a utilização do conceito do Triple Botton Line (TBL) pode auxiliar na gestão do risco de reputação de uma IES à distância.
Método: Foi utilizado o método de estudo de caso adaptando os instrumentos de coleta de dados usados nos estudos de Duarte (2015) e Unglaub, Santos e Santos (2021).
Principais Resultados: Os resultados demonstram que a IES tem buscado o equilíbrio sustentável tentando aplicar os conceitos do TBL, no entanto, é percebido que o pilar econômico é mais trabalhado que os demais, existe uma preocupação da IES com relação a seus ativos intangíveis que podem impactar na gestão dos riscos de reputação, até o presente momento não havia registro de políticas de controles dos ativos intangíveis.
Contribuições: Profissionalmente esse estudo contribui ao tratar da gestão de riscos que está ligada à continuidade da instituição, contribui socialmente pois a sustentabilidade é requerida ao ambiente empresarial como boa prática de governança e academicamente por ampliar visões sobre a associação do Triple Botton Line associado ao risco de reputação do negócio.
Originalidade e/ou relevância: A falta de atenção aos pilares do TBL pode afetar a gestão de risco de reputação da IES dado o volume de ativos intangíveis operacionalizados pela natureza da operação da IES de tal forma que refletirá nos controles efetivos que buscam a manutenção e a fidelização deles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Prosppectus - Perspectivas Qualitativas em Contabilidade e Organizações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.