Avaliação microbiológica de diferentes tipos de leite comercializado em Sobral, Ceará
Resumo
Objetivou-se avaliar a qualidade microbiológica dos leites comercializados em Sobral-Ceará. Utilizou-se leite comercializado informalmente, pasteurizado e leite ultra alta temperatura (UAT). Foram coletadas amostras semanais de leite em diferentes pontos de venda no município de Sobral – CE, três pontos de venda de leite cru (informal) e um supermercado, quando foram adquiridos os leites pasteurizado e o UAT perfazendo cinco amostras em cada ponto durante quatro semanas, totalizando 20 amostras. Foram realizadas pesquisas de Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes e Staphylococcus aureus. Observou-se contaminação por coliformes totais e coliformes fecais em todas as amostras de leite cru e no leite pasteurizado. Para Staphylococcus aureus os resultados foram <1,0UFC/g, indicando baixa contaminação. Todas as bactérias encontradas nas amostras são pertencentes à família das Enterobacteriaceae. O leite cru comercializado na cidade de Sobral apresenta baixa qualidade microbiológica, trazendo risco a quem consome. O leite pasteurizado não teve tratamento térmico eficaz, indicando riscos à saúde do consumidor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).