Efeito de índices técnicos e gerenciais na rentabilidade da atividade leiteira com diferentes níveis tecnológicos
Resumo
Objetivou-se analisar o efeito de alguns índices técnicos e gerenciais na rentabilidade de 20 unidades demonstrativas (UD) com diferentes níveis tecnológicos, participantes do programa “Balde Cheio”, no estado do Rio de Janeiro, no período de janeiro a dezembro de 2011. Realizou-se a análise de rentabilidade considerando a margem bruta, a margem líquida, o resultado (lucro ou prejuízo) as rentabilidades e as lucratividades como indicadores de eficiência econômica. Os dados foram analisados utilizando-se o software PASW 18.0. Utilizou-se o modelo de regressão linear múltipla, com o método stepwise, para identificar os índices técnicos e gerenciais que mais influenciaram na lucratividade e na rentabilidade. Os índices técnicos e gerenciais foram diferentes nos níveis tecnológicos estudados e influenciaram nas lucratividades e nas rentabilidades. As melhores lucratividade e rentabilidade, do estrato médio nível tecnológico, foram reflexos da quantidade de animais por área para produção; maiores porcentagens de vacas em lactação, vacas no rebanho e vacas em lactação no rebanho; pela maior produtividade/animal/dia e produtividade/ha/ano; pela maior quantidade de vacas em lactação por hectare; maior produção de leite por mão de obra; e menor relação da depreciação pelo custo operacional total, índices que possibilitam manter a maioria das vacas em produção em menores áreas e com maiores volumes de leite, consequentemente, maior receita e menor despesa.
DOI: 10.15528/2176-4158/rcpa.v17n2p92-102
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).