Uso de ferramentas de gestão na atividade leiteira: um estudo de caso no sul de Minas Gerais
Resumo
Objetivou-se analisar a aplicabilidade das ferramentas de gestão matriz GUT, brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Ciclo PDCA, 5W2H em uma propriedade leiteira visando o levantamento e a correção de pontos falhos e, consequentemente, o aumento da rentabilidade. Especificamente, identificou-se os pontos fortes e recomendou a ferramenta de gestão a ser utilizada para cada ponto fraco diagnosticado. Trata-se de um estudo de caso em um sistema de produção de leite localizado no sul de Minas Gerais, de agosto a dezembro de 2014, em que foram coletados dados e informações a partir de um formulário semiestruturado, respondido pelo zootecnista responsável pelo setor de bovinocultura de leite. Pontos fortes reconhecidos: não contratação de mão-de-obra temporária, uso de inseminação artificial, capacitação constante dos técnicos, presença de nascentes de água, energia elétrica e qualidade da alimentação do rebanho. Os principais pontos fracos encontrados, em ordem decrescente: falta de escrituração zootécnica, bezerreiro coletivo, bezerras doentes em conjunto com as sadias, medicamentos vencidos, inadequada composição e dimensionamento do rebanho, bebedouros sujos e localização do bezerreiro próximo ao curral. A partir do ranqueamento dos pontos fracos, realizado utilizando-se a brainstorming e a matriz GUT, estipulou-se qual ferramenta de gestão seria utilizada: PDCA, 5W2H e/ou Diagrama de Ishikawa. Concluiu-se que é possível adequar as ferramentas de gestão, tão utilizadas em outras atividades, à pecuária leiteira; podendo ser usadas de forma contínua para o gerenciamento ou de forma pontual no estabelecimento de um plano ou projeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).