Rentabilidade do Uso de Tecnologias em Sistema de Produção de Leite com Vacas F1 Holandês x Zebu
Resumo
Analisou-se, por meio de simulação, o efeito do uso de tecnologias na rentabilidade da atividade leiteira de um sistema de produção de leite. A referência zootécnica foi do rebanho composto por vacas F1 Holandês x Gir da Fazenda Experimental de Felixlândia (FEFX) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). O inventário bem como as despesas, as receitas e os demais dados foram cadastrados no software CUSTO BOVINO LEITE 1.0, visando obter a análise de rentabilidade. O uso dos manejos de amansamento de primíparas no pré-parto e o acompanhamento do peso vivo ao parto; o uso do manejo de quatro ordenhas no início da lactação e o uso da qualidade do leite, como diferencial de remuneração, promoveram um aumento na lucratividade de 8,78%, 4,87% e 16,53%, respectivamente, e um aumento na rentabilidade de 14,18%, 7,65% e 24,38%, respectivamente. Estas tecnologias incrementam a rentabilidade do sistema de produção de leite com vacas F1 Holandês x Gir.
DOI:10.15528/2176-4158/rcpa.v16n2p79-88
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).