Aplicação do Balanced Scorecard como suporte às decisões gerenciais: estudo de caso em uma propriedade leiteira de grande porte
Resumo
Objetivou-se propor a aplicação do Balanced Scorecard (BSC) em uma propriedade produtora de leite em grande escala de produção, localizada no sul de MG. A pesquisa foi realizada nos meses de janeiro a dezembro de 2013 e o levantamento das informações foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas in loco. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a entrevista pessoal, a análise documental e a observação direta e participante. A fazenda estudada possui 504 ha, onde desenvolve as atividades da pecuária leiteira, correspondendo a 70% do faturamento, o cultivo do café e criação de suínos. O plantel da fazenda é de 225 vacas da raça holandesa, puras por cruzamento ou puras por origem (PC ou PO) que ficam confinadas em um free stall. A produção diária é de 6.000 litros, média de 26,6 litros de leite por vaca em lactação, em duas ordenhas diárias. Os pontos fortes são a sua infraestrutura e os recursos humanos disponíveis; enquanto que o fraco destacado foi a gestão financeira. A missão criada leva em consideração a inovação para melhorar a qualidade dos produtos e também o aproveitamento dos subprodutos de suas atividades. Ao final, foi proposto um mapa estratégico, onde é possível perceber que os objetivos, crescimento e inovação, serão alcançados levando em consideração o aumento da receita. Foi verificado, ao final do estudo, que os princípios do BSC podem ser aplicados a uma propriedade rural produtora de leite de grande porte.
DOI: 10.15528/2176-4158/rcpa.v17n2p103-113
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).