Diagnóstico Sócio-Econômico dos Sistemas de Produção de Leite Bovino no Cariri da Paraíba
Resumo
Objetivou-se, com o presente trabalho, gerar subsídios para os avanços quanti-qualitativos do agro-negócio da bovinocultura leiteira no Cariri da Paraíba a partir do conhecimento social e econômico deste setor. Foi selecionada uma amostra de 100 produtores rurais nos municípios de Caturité e Barra de Santana. As variáveis qualitativas foram avaliadas pelo teste qui-quadrado e as quantitativas pelo teste t. Considerou-se, em ambos os casos, o nível de significância de até P<0,05. Não foi registrado diferença (P<0,05) entre os municípios para as variáveis: nível educacional dos produtores, idade média do produtor, grau de satisfação na atividade leiteira. Foi evidenciada diferença (P<0,05), entre os municípios, para as variáveis: área da propriedade, tipo de exploração pecuária, mão-de-obra familiar e contratada e financiamentos bancários. As diferenças sócio-econômicas verificadas neste estudo, entre os municípios do Cariri paraibano, demonstram o grau de pluralidade existente entre os sistemas de produção de leite bovino. Com as informações geradas, é possível o planejamento de ações específicas para cada situação.
DOI: 10.15528/2176-4158/rcpa.v16n2p137-143
Objetivou-se, com o presente trabalho, gerar subsídios para os avanços quanti-qualitativos do agro-negócio da bovinocultura leiteira no Cariri da Paraíba a partir do conhecimento social e econômico deste setor. Foi selecionada uma amostra de 100 produtores rurais nos municípios de Caturité e Barra de Santana. As variáveis qualitativas foram avaliadas pelo teste qui-quadrado e as quantitativas pelo teste t. Considerou-se, em ambos os casos, o nível de significância de até P<0,05. Não foi registrado diferença (P<0,05) entre os municípios para as variáveis: nível educacional dos produtores, idade média do produtor, grau de satisfação na atividade leiteira. Foi evidenciada diferença (P<0,05), entre os municípios, para as variáveis: área da propriedade, tipo de exploração pecuária, mão-de-obra familiar e contratada e financiamentos bancários. As diferenças sócio-econômicas verificadas neste estudo, entre os municípios do Cariri paraibano, demonstram o grau de pluralidade existente entre os sistemas de produção de leite bovino. Com as informações geradas, é possível o planejamento de ações específicas para cada situação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).