Agregação de Valor em Carcaça de Cordeiros Deslanados por Meio de Cortes Especiais
Resumo
Objetivou-se avaliar as porcentagens dos cortes em relação ao peso de carcaça fria, estimar as correlações e o valor agregado entre os diferentes cortes. Foram utilizados 44 cordeiros deslanados e as variáveis em estudo foram: peso da carcaça quente, peso da carcaça fria, rendimento da carcaça quente, rendimento carcaça fria e os cortes comerciais: pescoço, paleta, perna, filé, contra-filé, picanha e carré. O peso médio ao abate foi 28,26 kg. As correlações entre a perna e os cortes, carré e picanha, foram respectivamente, 0,99 e 0,98. Foi observado aumento linear entre o peso de carcaça fria e os cortes especiais estudados. O fracionamento da carcaça em cortes especiais proporcionou elevação, em até 201,98%, no valor da comercialização da carne de cordeiro. Quanto maior o peso da perna, maiores os pesos dos cortes carré e picanha.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).