O engajamento social na criação das novíssimas universidades brasileiras como oportunidade de interconexão local com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n2.57092

Palavras-chave:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, novíssimas universidades federais, estratégias de desenvolvimento

Resumo

O objetivo destas Notas de Pesquisa é apresentar uma proposta de investigação científica que tem como cerne analisar as interconexões de agendas e premissas que permeiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a criação das novíssimas universidades federais brasileiras, compreendidas ambas como estratégias de desenvolvimento. Para tanto, apoiar-se-á na abordagem qualitativa para triangular dados secundários constantes de bibliografia especializada e documentos de órgãos oficiais do Brasil e de agências internacionais para o desenvolvimento. Espera-se, ao final, que sejam estabelecidas as convergências entre as ações nacionais e as agendas internacionais de desenvolvimento regional e sustentável, com foco no desenho institucional das novíssimas universidades federais do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ives Romero Tavares do Nascimento, Universidade Federal do Cariri

Professor Efetivo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA). Possui Doutorado e Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2018; 2013), Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2010) e em Direito pela Universidade Regional do Cariri (2007). Realizou Doutorado Sanduíche (estágio doutoral) no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULISBOA) no ano de 2017, com apoio do Programa PDSE/CAPES. Atualmente coordena o Curso de Graduação em Administração da UFCA e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Maria Elisa Huber Pessina, Universidade Salvador (Unifacs)

Doutora em Administração pelo Núcleo de Pós Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia -UFBA, com doutorado sanduíche na University of Queensland (UQ), Austrália. É pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Salvador (PPGA/Unifacs), onde é também professora colaboradora. É pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO/ Salvador - www.labmundo.org). Dedica-se a temas relacionados a: Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID) Norte-Sul e Sul-Sul; Organizações internacionais governamentais, multilaterais e não-governamentais; agendas internacionais de Desenvolvimento e interfaces com o desenvolvimento local; Relação Estado x Socieade Civil; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Internacionalização de empresas. É lider do Tema 14 da divisão acadêmica de Administração Pública do Enanpad, intitulado: Estado, Governança Global e Organizações Supranacionais: gestão e políticas públicas no plano internacional.

Publicado

2021-12-02