O engajamento social na criação das novíssimas universidades brasileiras como oportunidade de interconexão local com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n2.57092

Palabras clave:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, novíssimas universidades federais, estratégias de desenvolvimento

Resumen

O objetivo destas Notas de Pesquisa é apresentar uma proposta de investigação científica que tem como cerne analisar as interconexões de agendas e premissas que permeiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a criação das novíssimas universidades federais brasileiras, compreendidas ambas como estratégias de desenvolvimento. Para tanto, apoiar-se-á na abordagem qualitativa para triangular dados secundários constantes de bibliografia especializada e documentos de órgãos oficiais do Brasil e de agências internacionais para o desenvolvimento. Espera-se, ao final, que sejam estabelecidas as convergências entre as ações nacionais e as agendas internacionais de desenvolvimento regional e sustentável, com foco no desenho institucional das novíssimas universidades federais do Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ives Romero Tavares do Nascimento, Universidade Federal do Cariri

Professor Efetivo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA). Possui Doutorado e Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2018; 2013), Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2010) e em Direito pela Universidade Regional do Cariri (2007). Realizou Doutorado Sanduíche (estágio doutoral) no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULISBOA) no ano de 2017, com apoio do Programa PDSE/CAPES. Atualmente coordena o Curso de Graduação em Administração da UFCA e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Maria Elisa Huber Pessina, Universidade Salvador (Unifacs)

Doutora em Administração pelo Núcleo de Pós Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia -UFBA, com doutorado sanduíche na University of Queensland (UQ), Austrália. É pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Salvador (PPGA/Unifacs), onde é também professora colaboradora. É pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO/ Salvador - www.labmundo.org). Dedica-se a temas relacionados a: Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID) Norte-Sul e Sul-Sul; Organizações internacionais governamentais, multilaterais e não-governamentais; agendas internacionais de Desenvolvimento e interfaces com o desenvolvimento local; Relação Estado x Socieade Civil; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Internacionalização de empresas. É lider do Tema 14 da divisão acadêmica de Administração Pública do Enanpad, intitulado: Estado, Governança Global e Organizações Supranacionais: gestão e políticas públicas no plano internacional.

Publicado

2021-12-02