O Caso de Ensino no Contexto Remoto: a experiência da disciplina de Geopolítica e Segurança

Authors

  • Elia Cia Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Augusto W. M. Teixeira Junior Universidade Federal da Paraíba
  • Cristina Carvalho Pacheco Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2022v7n2.61045

Keywords:

teaching case, geopolitics, international relations, international security, remote learning

Abstract

How to improve student engagement in the classroom, specifically in view of the challenges imposed in the context of remote learning? The teaching cases create structures that allow the analysis of facts from the international reality, based on the application of theoretical concepts. They constitute an active teaching strategy widely used in the areas of Law and Administration, with a gradual growth in IR courses in Brazil, demanding an effort towards the creation, elaboration and testing of specific content for the disciplines in the area. This article presents the functioning and results of an assessment strategy implemented in the Geopolitics and Security (GPS) course of the International Relations (IR) course at XXXX, in 2020. We applied three case studies throughout the course, focusing on different geographic regions and use of force in air, land and maritime domains. Among the results, through a survey with students, the strategy had positive effects on the self-perception of learning the theoretical concepts discussed throughout the course. Considering that the COVID-19 pandemic and its effects in Brazil generate challenges to student engagement, the report of this experience can encourage the adoption of active teaching methodologies, both in remote, hybrid and even in-person contexts.

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Author Biographies

Elia Cia Alves, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência Política na UFPE. Mestre em Economia pela Unicamp e bacharel em Relações Internacionais pela USP.

Augusto W. M. Teixeira Junior, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência Política na Área de Concentração de Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciência Política e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI/UFPB). Pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro (CEEEX), área de Geopolítica e Estratégias Militares (2018 - 2020). Coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (GEESI/UFPB /CNPq). Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (diretor financeiro, gestão 2014 - 2016). Participou de programas e cursos do U.S. Department of State (International Security and Non-Proliferation - Study Tour) e do United States Department of Defense (Strategy and Defense Policy Course - National Defense University). Palestrou em Cursos de Extensão e Congressos Acadêmicos do Ministério da Defesa (Brasil). Pesquisa na área de concentração de Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Estratégicos, Geopolítica, Defesa e Segurança Internacional, América do Sul e Métodos Qualitativos Aplicados às Relações Internacionais. Conta com artigos publicados em periódicos e comunicações em anais de congressos e periódicos sobre os temas acima citados. Autor do livro Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos (Intersaberes, 2017). Pesquisador do projeto Mísseis e Foguetes na Defesa Nacional: O Sistema Astros Como Elemento de Transformação Militar, PROCAD-DEFESA 2019. Coordenador do projeto de pesquisa Como o balanceamento da Rússia contra os Estados Unidos afeta a Balança de Poder do Entorno Estratégico Brasileiro? - CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq N 01/2016.

Cristina Carvalho Pacheco, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Ciência Política (2000) e doutorado em Ciências Sociais (2006), ambos pela Universidade Estadual de Campinas. É Professora Adjunta na Graduação e no Mestrado em Relações Internacionais, ambos na Universidade Estadual da Paraíba, e Conselheira Acadêmica do INCT-INEU. Entre 2013 e 2014 realizou seu pos doutorado na American University (CLALS), com bolsa CAPES- Fullbright. Tem experiência de pesquisa e ensino nas áreas de Teoria Política e Política Internacional e Comparada, trabalhando com os seguintes temas: Instituições e Organizações Internacionais, Teoria Política e Relações Internacionais, Política Externa dos EUA.

Published

2022-10-24