Introdução Progressiva de Alimentos Orgânicos e Agroecológicos na Merenda Escolar no Município de São Paulo
Uma Análise a Partir dos Instrumentos de Ação Pública
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n1.49221Palabras clave:
Instrumentos de ação Pública. Alimentação escolar. Orgânicos. Agroecologia. São Paulo.Resumen
El artículo analiza la implementación del Plan de Introducción Progresiva de Alimentos Orgánicos o de Base Agroecológica en la Alimentación Escolar en el município de São Paulo, Brasil, el cual pone en práctica la adquisición de productos de la agricultura familiar en coherencia con la Resolución nº 04/2015 del Fondo Nacional para el Desarrollo de la Educación (FNDE). El objetivo fue comprender el proceso político, a partir de la red de acción publica y los instrumentos que ésta produce. Para ello se movilizaron las estrategias de investigación documental y entrevistas semiestructuradas. La investigación documental se basó en un levantamiento de la legislación nacional y subnacional correspondiente. Para las estrevistas, se accionaron representantes de cuatro instituciones gubernamentales y de la sociedad civil. Los resultados muestran que los actores involucrados en la política presentan convergencia de ideas en lo que respecta al diseño de los instrumentos de acción publica.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).