Análise e Diagnóstico do Sistema Prisional Sergipano

proposta de melhorias através de políticas públicas

Autores/as

  • Antônio José Franca Júnior Universidade Federal de Sergipe
  • Nathalia Carvalho Moreira Universidade Federal de Sergipe
  • Thais Salgado Universidade Federal de Sergipe
  • Baby de Fatima Barbosa Parisi Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n3.50847

Palabras clave:

sistema penitenciário; políticas públicas carcerárias; segurança pública.

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo hacer un diagnóstico detallado del sistema penitenciario en Sergipe y proponer políticas públicas que contribuyan a la mejora del sistema. El estado de Sergipe tiene una creciente población carcelaria y unidades carcelarias superpobladas. El estudio se caracterizó como cualitativo, exploratorio y descriptivo, con fuentes primarias y secundarias, corpus documental y observación in situ. Como técnica de análisis de datos, se utilizó el análisis de contenido. Entre los principales resultados se encuentran la identificación de una alta tasa de ocupación en las unidades penitenciarias en Sergipe, causada por el déficit de vacantes, los establecimientos penitenciarios en condiciones precarias, el alto porcentaje de prisioneros sin juicio además del hallazgo de desequilibrio en la solicitud financiera de recursos. Finalmente, se proponen políticas públicas para mitigar los problemas identificados, tanto en términos de reducir el encarcelamiento como de favorecer la economía, la eficacia, la eficiencia y la eficacia del sistema penitenciario

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônio José Franca Júnior, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Sergipe (PROFIAP/UFS 2017). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Sergipe (CESAD/UFS, 2016). Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Faculdade Estácio de Sergipe, como bolsista da Rede nacional de Altos Estudos em Segurança Pública - (RENAESP/FASE 2010). Possui graduação em Direito pela Universidade Tiradentes (2006). É assessor técnico da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor de Sergipe. Exerceu o cargo de Corregedor Geral do Sistema Penitenciário de Sergipe (2009 - 2014). Professor do curso de Pós Graduação Latu Sensu em Gestão Pública Aplicada ao Sistema Prisional. Tem interesse na área de Políticas Públicas, Gestão Pública, Estudos sobre o Sistema Prisional, Criminologia, Filosofia do Direito, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

Nathalia Carvalho Moreira, Universidade Federal de Sergipe

Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV - 2016). Realizou estágio doutoral na Concordia University em Montreal, Canadá (2015). Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV - 2010). Especialista em Gestão Estratégica (UFV - 2009) e Graduada em Secretariado Executivo (UFV - 2007). Realizou aperfeiçoamento em Didática do Ensino Superior no período de licença capacitação (2019-2020). Foi coordenadora do Mestrado Profissional em Administração Pública de dez 2018 a maio 2019. Foi coordenadora Adjunta do Mestrado Profiap/UFS (junho/16 - nov/18) Foi professora substituta da Universidade Federal de Viçosa (UFV/ 2010-2012). É professora do curso de graduação em Secretariado Executivo e do mestrado profissional em Administração Pública (Profiap) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como revisora de trabalhos de diversos eventos e periódicos nacionais e internacionais da área de Administração.Tem interesse na área de Políticas Públicas, Gestão Pública, Estudos de Gênero e Empoderamento

Thais Salgado, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Administração com ênfase em Recursos Humanos, Mestre em Administração. Possui MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Graduação em Administração. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP/UFS. Professora do Ensino Superior na Universidade Federal de Sergipe, contribuindo com ensino, coordenação em projetos que visam o desenvolvimento humano e profissional, além de outras atividades vinculadas à carreira acadêmica. Membro do Comitê de Integridade da UFS. Possui formação complementar em Coaching e Análise Comportamental. Trabalhou em empresas renomadas além da participação de projetos de consultoria na iniciativa privada sempre com foco em desenvolvimento de pessoas, planejamento e avaliação de desempenho.

Baby de Fatima Barbosa Parisi, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Sergipe, com início em 2019. Administradora de formação com especialização em Marketing e extensão em Gestão de Recursos Humanos. Atualmente exerce suas atividades administrativas no Instituto Federal de Sergipe. Possui experiência mercadológica como gestora administrativa, analista técnica e consultora em micro e pequenas empresas. Na área acadêmica atuou como professora/facilitadora em cursos, palestras e oficinas, permitindo a prática na orientação de jovens talentos, profissionais recém-formados e de empresários.

Publicado

2020-12-28