Gestão na Política Pública de Saúde e (des)continuidade na prevenção e combate a doenças em municípios pernambucanos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n2.51215Palabras clave:
Recursos públicos. Pernambuco. Orçamento da saúde.Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar o processo de descontinuidade na gestão de Política Pública de Saúde em municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Igarassu, Petrolina, Tamandaré no período de 2010 a 2018. Sendo assim, foi realizada entrevista com gestores dos respectivos municípios. Como resultado, apresenta-se uma intensa descontinuidade política, na troca de governos, principalmente em partidos de oposição. Ratificando que esta troca no comando político suscita dúvidas sobre a continuidade das políticas anteriormente desenvolvidas e provoca ainda a perda de muitas ações políticas já desenvolvida. Com o corte temporal a gestões anteriores de governo, pode ficar comprometida, pois, a troca de pessoas da gestão acarreta numa interrupção baseada em experiência não vividas, ficando a gestão sucessora embasada por dados quantitativos e pouca memória.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Maria do Carmo Marcajá Alves, Marcelo da Costa Borba, Josefa Edileide Santos Ramos, Jose Eduardo Melo Barros, Alessandra Carla Ceolin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).