A política pública de atendimento às vítimas da violência doméstica/intrafamiliar: as representações sociais dos profissionais da rede pública
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2022v7n2.57680Palabras clave:
violência doméstica; violência familiar; política pública; enfrentamento.Resumen
O objetivo desta pesquisa foi compreender os atendimentos prestados às mulheres e aos seus filhos, vítimas da violência doméstica e/ou intrafamiliar, por meio das representações sociais dos profissionais da rede pública de atendimento no município de Viçosa/MG. As violências cometidas contra a mulher no ambiente familiar são práticas resultantes de uma cultura machista e discriminatória, estabelecida ao longo dos anos. Tal fenômeno social e familiar atinge todos os envolvidos neste contexto, principalmente mulheres e seus filhos. Assim, adolescentes e crianças também se tornam vítimas pela exposição às agressões cometidas entre seus pais. Para tanto, foram realizadas 17 entrevistas com profissionais que atuavam em três redes de enfrentamento. Foi realizada a análise do conteúdo lexical com o auxilio do software IRaMuTeQ. Como resultado, os termos mulher, criança, vítimas e violências apareceram próximos, porém, distantes dos termos ligados às ações prestadas pelas redes de atendimentos, como política, atendimentos, enfrentamento, lei e recursos. Permite-se concluir que a política pública de enfrentamento a violência doméstica/familiar precisa ser reestruturada, por meio de um sistema integrado entre as redes de apoio (saúde, justiça, assistência social e educação), para que ações implementadas atinjam todos envolvidos e não sejam descontinuadas antes de atingir seus objetivos. Os resultados apresentados constituem um avanço para os estudos relacionados à violência no ambiente familiar e fornecem base para o desenvolvimento de políticas de apoio a mães e crianças/adolescentes que sofrem violência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 andreia de costa, Karla Maria Damiano Teixeira, Ana Isabel Sani
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).