Crise pandêmica e a institucionalização do Sistema Único de Assistência Social na Região Metropolitana de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n3.60427Palabras clave:
assistência social; mudança institucional; pandemia de COVID-19; implementação de políticas públicas.Resumen
A Assistência Social (AS) foi considerada fundamental para a mitigação dos efeitos da pandemia de COVID-19. Este artigo questiona se o processo de institucionalização do Sistema Único de Assistência Social na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) pode ser afetado pela conjuntura da crise pandêmica. Mobilizando a literatura de mudança institucional, buscamos entender como a política pública tem sido implementada no contexto, se houve alterações significativas nas estruturas de AS, sobretudo nas condições de trabalho dos servidores de linha de frente. Foi aplicado um questionário on-line em trabalhadores atuantes na AS dos municípios da RMPA entre maio e junho de 2020 e analisadas 53 respostas de 22 dos 35 municípios. Achados da pesquisa revelam que a situação de crise não alterou imediatamente as estruturas de AS municipais estudadas, por outro lado, deixou mais evidente as precariedades já enfrentadas.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Luciana Papi, GIANNA Reis Vargas, Gislaine Thompson dos Santos, TACIANA BARCELLOS ROSA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).