Descarbonizar! Uma experiência de simulação online sobre políticas climáticas de descarbonização
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2022v7n2.61028Palabras clave:
Simulação, Aprendizado ativo, Políticas de descarbonização, Políticas climáticasResumen
Como introduzir uma dimensão prática da discussão climática para o ensino em relações internacionais? O presente artigo é o relato da aplicação de uma estratégia de gamificação com alunos de graduação do curso de Relações Internacionais da UFPB em contexto remoto, com o objetivo de ilustrar a compreensão em torno do desenho de políticas públicas climáticas sobre descarbonização. A plataforma da simulação Decarbonise! foi desenvolvida na Europa e está disponível online, gratuitamente, para fins didáticos-pedagógicos. Nesse artigo, contextualizamos a importância da discussão da temática ambiental nos cursos de Relações Internacionais e apresentamos o funcionamento e os resultados da experiência da simulação. A partir do feedback de dezoito alunos, a simulação viabilizou a discussão teórica do tema de modo mais prático e ativo. Com base em onze respostas a formulários de auto percepção sobre a experiência de simulação, observamos um acréscimo significativo na compreensão em torno de políticas baseadas em preços (Carbon Tax) e esquemas alternativos de comercialização de energia (Energy Budget Scheme), enquanto a auto percepção de compreensão de múltiplos instrumentos de política verde (Green Economy Toolbox) também aumentou, mas em menor proporção.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 João Paulo Pereira dos Santos, Letícia Almeida Montenegro, Artur Prado Borges do Egito, Elia Elisa Cia Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).