Governança Multinível e Meio Ambiente
contribuições subnacionais para o Acordo de Paris
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n3.54627Palavras-chave:
Acordo de Paris. Governança Multinível. Atores Subnacionais.Resumo
Como se dá a participação de atores subnacionais no cumprimento das NDC brasileiras? Na COP-21, o Governo do Mato Grosso apresentou uma proposta relevante de diminuição das emissões de CO2 pelo estado em um uma estratégia denominada “Produzir, conservar e incluir”. Além disso, o estado, ao lado do Acre, assinou o Under 2 MOU, iniciativa que agrega 57 estados subnacionais de 20 países. Considerando as características geográficas do Estado que contabiliza a presença de três biomas, Amazônia, Cerrado e Pantanal, e as características econômicas de expressivo exportador de commodities, faz-se necessário lançar luz sobre o engajamento desse entre subnacional para a estratégia brasileira de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O objetivo deste artigo é realizar um estudo de caso da contribuição do Mato Grosso para a NDC brasileira. Para a realização dessa análise, leva-se em consideração a atuação do Brasil no âmbito multilateral, a perspectiva da orquestração no regime de mudanças climáticas e a interação entre setor público e privado em projetos de sustentabilidade. Assim, espera-se como resultado determinar aspectos que caracterizem a atuação de atores subnacionais na política de mudanças climáticas à luz dos compromissos internacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).