“O CASAMENTO DA VOVÓ”: UMA CANÇÃO POMERANA EMIGRANTE

Auteurs

  • Danilo Kuhn da Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Mots-clés :

Emigração, Música, Pomeranos.

Résumé

Este artigo apresenta e discute uma canção tradicional pomerana coletada no município de São Lourenço do Sul, região sul do Rio Grande do Sul, Brasil, sob a perspectiva da História, da História Oral e da Narrativa Cultural. Analisam-se aspectos históricos e culturais cristalizados na canção De múta éna hóchtich (“O casamento da vovó”), relacionando-os com a história da emigração europeia/pomerana e com estudos etnográficos acerca dos pomeranos, com o objetivo de identificar maneiras pelas quais a comunidade em questão narra-se a si própria através da canção. Trata-se também de um trabalho de salvaguarda memorial e cultural, pois, ao se abordarem elementos históricos e culturais cristalizados nas letras de canções tradicionais – as quais se encontram em processo de esquecimento na região –, a cultura pomerana que ainda persiste na região sul do Rio Grande do Sul, e seus ecos, é salvaguardada, podendo-se perceber, via memória da comunidade, as inter-relações entre a mesma e sua própria memória e história através da cultura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Danilo Kuhn da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Licenciado em Música (UFPel/2004); Mestre em Música (UFPR/2010); Doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel).

Téléchargements

Publiée

2016-12-31

Comment citer

DA SILVA, D. K. “O CASAMENTO DA VOVÓ”: UMA CANÇÃO POMERANA EMIGRANTE. Saeculum, [S. l.], n. 35, p. 7–24, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/26226. Acesso em: 18 déc. 2024.