O HERÓI DA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR VOLTA DO EXÍLIO: MANOEL DE CARVALHO PAES DE ANDRADE E AS LUTAS POLÍTICAS REGENCIAIS (PERNAMBUCO, 1831-1835)
Mots-clés :
Período Regencial, Relações de Poder, Política Partidária.Résumé
Entre 1831 e 1840 o Império Brasileiro viveu uma de suas fases mais conturbadas. Embora repleta de crises e disputas intestinas, a Regência teve uma rica disputa política onde diferentes partidos procuravam direcionar os rumos do país a partir de seus interesses e projetos de Nação. Para entender a forma como estes partidos lutavam entre si e as suas estratégias políticas, tomamos como objeto de análise a trajetória política de Manoel de Carvalho Paes de Andrade após o seu retorno ao Brasil. Tido inicialmente como o grande herói da Confederação do Equador, ele foi a representação das idas e vindas, das vitórias e derrotas das elites políticas brasileiras naquele período.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2015-12-31
Comment citer
CAVALCANTI JUNIOR, M. N. O HERÓI DA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR VOLTA DO EXÍLIO: MANOEL DE CARVALHO PAES DE ANDRADE E AS LUTAS POLÍTICAS REGENCIAIS (PERNAMBUCO, 1831-1835). Saeculum, [S. l.], n. 33, p. 71–91, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/27715. Acesso em: 22 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Dossiê