Percepções de alunos e alunas do Ensino Médio sobre o conhecimento histórico: O ensino de história entre os saberes ensinados e os saberes designados a serem ensinados

Autores

  • Andrey Lopes de Souza Faculdade Funorte Janaúba/Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
  • Valéria de Jesus Leite Unimontes/Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.59567

Palavras-chave:

Educação, Ciência, Ensino de História, Estudantes

Resumo

A ciência está no centro do debate público. Termos e conceitos incomuns no vocabulário da população em geral como prova, ensaio randomizado, amostra, estudo cego, duplo cego e hipótese ganham a imprensa escrita e falada. Paralelo a esse contexto, a emergência de notícias falsas acompanhado das pressões externas (econômicas, políticas e sociais) ao laboratório revelam o quanto o brasileiro sabe pouco de ciência. No caso das humanidades e a História em particular esse contexto fica ainda mais complexo. Nesse sentido, o presente artigo busca identificar as percepções que alunos do 3° ano do ensino médio possuem da história. Por meio de pesquisa qualiquantitativa e questionário semiestruturado, baseado na escala likert e aplicados junto à escolas de educação básica via formulários Google, foi possível identificar as percepções dos jovens quanto ao ensino de história, ao longo da educação básica. A pesquisa indica que grande parte dos alunos não sabe identificar um conhecimento científico e o livro didático é o principal acesso ao conhecimento histórico.

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Biografia do Autor

Andrey Lopes de Souza, Faculdade Funorte Janaúba/Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Professor, presidente da Comissão Própria de Avaliação e coordenador do Núcleo de TCC da Faculdade Funorte de Janaúba. Foi Professor substituto em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM, Campus Janaúba. Avaliador externo credenciado pelo INEP/MEC na modalidade curso de graduação. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007). Mestre em História Social na linha de pesquisa “Trabalho e movimentos sociais”, pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutorado em História Social pela UFU.

Valéria de Jesus Leite, Unimontes/Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Professora da rede básica de ensino de Minas Gerais e da Universidade Estadual de Montes Claros. Já lecionou na Universidade Aberta do Brasil – UAB pela Unimontes e pelo Ifnmg. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006). Mestrado em História Social na linha de pesquisa Trabalho e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em História Social também pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

SOUZA, A. L. de; LEITE, V. de J. Percepções de alunos e alunas do Ensino Médio sobre o conhecimento histórico: O ensino de história entre os saberes ensinados e os saberes designados a serem ensinados. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 26, n. 45 (jul./dez.), p. 291–304, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.59567. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/59567. Acesso em: 22 dez. 2024.