O Currículo de História e as Questões de Gênero

A BNCC como Instrumento de Poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69260

Palavras-chave:

Currículo, Gênero, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ensino de História, Livro didático

Resumo

No presente artigo, pretendemos explorar como as escolhas curriculares que moldam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõem, ou não, discussões de gênero no ensino de História. Para tanto, inicialmente, realizamos uma revisão bibliográfica para contextualizar a emergência da História das Mulheres e da categoria de gênero como um movimento de renovação historiográfica que questiona as narrativas tradicionais, dialogando com autoras como Joan Scott e Judith Butler. Por conseguinte, abordamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto uma construção política, marcada por intencionalidades, influenciada pelo cenário neoliberal e pelo eurocentrismo. Foi realizada uma análise documental da BNCC de História voltada para o Ensino Fundamental, através da qual foi possível perceber lacunas na abordagem de gênero e diversidade sexual, destacando a limitação na representação da participação feminina na História. A influência dessa abordagem se estende aos livros didáticos, onde a participação feminina muitas vezes é tratada como um apêndice. Para desenvolver essa discussão, foi realizada uma análise de conteúdo de um livro didático, denominado de “Estudar História” (BRAICK; BARRETO, 2018), da Editora Moderna. A análise permitiu compreender como esses materiais frequentemente reproduzem estereótipos e perpetuam visões tradicionalmente masculinas da História. Propõem-se, assim, caminhos para um ensino de História mais equitativo, sublinhando a importância de uma revisão crítica da BNCC e a produção de materiais didáticos mais inclusivos que desafiem narrativas históricas limitadas e destaquem o protagonismo histórico não apenas das mulheres, como também de outros grupos marginalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzyanne Valeska Maciel de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Suzyanne Valeska Maciel de Sousa é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bolsista da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-CFP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Política, História Oral e Ensino de História. Estuda os processos migratórios internacionais e os refugiados e migrantes forçados residentes no Brasil, bem como a inclusão de atores marginalizados pela historiografia tradicional no Ensino de História.

Isamarc Gonçalves Lôbo, Universidade de São Paulo

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professor titular da Unidade Acadêmica Ciências Sociais (UACS), do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: isamarc.goncalves@professor.ufcg.edu.br.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Meio sol amarelo. São Paulo: Companhia das letras, 2008.

ALCÂNTARA, Patrícia Costa; PINHEIRO, Isabella Santos; NASCIMENTO, Dandara Lorrayne do. Ensino de História e Mundos do Trabalho na Transição dos Ensinos Fundamentais I e II: Uma abordagem a partir da investigação dos modelos mentais. Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama, Eunápolis (BA), v. 11, n. 2, p. 25-42, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.55847/pindorama.v11i2.760

BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019.

BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.

BRAICK, Patrícia Ramos; BARRETO, Anna. Estudar História: Das Origens do Homem à Era Digital. Componente curricular: História. 3ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC, 2017.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Editora José Olympio, 2018.

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: Quando a vida é passível de luto? Trad. Sérgio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2020.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. 11 ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis-RJ, Vozes, 2005

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Trad. de Sebastião Nascimento. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

FREITAS, Ana Paula Saraiva. A Presença Feminina no Cangaço: Práticas e Representações (1930-1940). Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, v. 35, p. 1085-1114, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143817

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Editora Antígona, 2014.

PERROT, Michelle. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisionérios. Tradução Denise Bottmann. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2006.

RALEJO, Adriana Soares; MELLO, Rafaela Albergaria; AMORIM, Mariana de Oliveira. BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis. Educar em Revista, v. 37, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77056

SANTOS JÚNIOR, Christoval Araújo. As Marias no Cangaço: Faces Femininas no Banditismo Social (1930-1940). Historien – Revista de História [3]. p. 121-135, 2010.

SCOTT, Joan. Gender: a useful category of historical analyses. Gender and the politics of history. New York, Columbia University Press. 1989.

SEPULVEDA, D.; SEPULVEDA, J. A. (2021). O Ensino De História, A História Das Mulheres, Os Gêneros E As Sexualidades. Educação Em Foco, v. 26 n. Especial, 2021. DOI: https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.34940

VÁZQUEZ, Georgiane Garabely Heil. Gênero não é ideologia: explicando os Estudos de Gênero. (Artigo) In: Café História – História feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/explicando-estudos-de-genero/. Publicado em: 27 nov. 2017. Acesso: 12 de dez. 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

SOUSA, S. V. M. de; LÔBO, I. G. O Currículo de História e as Questões de Gênero: A BNCC como Instrumento de Poder. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 29, n. 50, p. 174–189, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69260. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/69260. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - O Ensino de História em perspectiva histórica