RELATO ETNOGRÁFICO DA ESTADIA DE PÓS-DOUTORADO EM CIESAS-SUDESTE
Resumo
Este relato etnográfico apresenta de forma densa as atividades de pós-doutorado realizadas no Centro de Pesquisas e Estudos Superiores em Antropologia Social (CIESAS-Sureste), financiado com bolsa Estágio Sênior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES processo 99999.000020/2015- 00). As atividades foram realizadas entre setembro de 2015 e julho de 2016. A pesquisa em Chiapas, área de etnografia, foi realizada de setembro de 2015 a maio de 2016. Além de estar no estado de Chiapas, participei de eventos no estado de Veracruz (em Huatusco), no estado de Puebla (em Cuetzalan) e na Cidade do México, onde fiz visitas, entrevistas, conversas informais, vídeos, imagens e observação direta com membros das organizações cafeeiras. Além disso, realizei entrevistas com outros atores da cadeia produtiva do café orgânico localizados na região de Los Altos, Costa-Soconusco e na selva de Chiapas. Simultaneamente, conduzi entrevistas com pesquisadores do café.
PALAVRAS-CHAVE: Produção orgânica. Café. Chiapas. Cosmovisões.
Imagem: Fórum “Cultura Cafeeira Mexicana: Situação e Perspectivas de Pesquisa”. Autora: Alícia Ferreira Gonçalves.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).